sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O Mito da Telinha!

Partindo de uma discussão dos limites e possibilidades abertas pelas inovações tecnológicas na educação, o objetivo das novas tecnologias na educação (TV, vídeo, computador, softwares) pode gerar resultados positivos ou negativos, dependendo do uso que o professor faz dessas tecnologias.

Também quero falar da necessidade de falar sobre o efeito das inovações realizadas no mundo e de que os professores estejam preparados para agir neste novo contexto que se apresenta, possibilitando a desmistificação do computador em sala de aula.

As tecnologias por si sós não produzirão as mudanças que desejamos. É necessário que as pessoas que vão trabalhar com elas, tenham pleno conhecimento dos riscos e benefícios das mesmas.

Dependendo do trabalho do professor que os alunos serão autônomos ou passivos demonstrando interesse ou desinteresse pela máquina. À este profissional converge a busca da superação do paradoxo da sedução. Paradoxo esse que pode ser desmitificado com a superação do deslumbramento que poderá se dar com a compreensão do mundo que nos é apresentado dentro dessa tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário